PJe-Calc Cidadão - Manuais

O TRT da 8ª Região, com sede em Belém/PA, que é o Regional desenvolvedor do sistema PJe-Calc, disponibiliza em seu site alguns manuais do sistema, conforme pode ser visto em https://www.trt8.jus.br/pjecalc-cidadao/manuais. Nesta mesma página, na parte da direita existem links para cursos e diversos outros materiais sobre o PJe-Calc Cidadão.

O PJe-Calc Cidadão é uma versão off-line do PJe-Calc (Sistema unificado de cálculos trabalhistas da Justiça do Trabalho, desenvolvido pelo TRT da 8ª Região). Ele é executado na máquina do usuário e não exige conexão com a Internet após a instalação e atualização de tabelas estar concluída, destinando-se a advogados, peritos e ao público externo em geral, contendo as mesmas funcionalidades da versão utilizada nos Tribunais do Trabalho.

Conforme normatizado pelo Provimento GP-VPJ-CR 05/2012 no seu artigo 34, todos os cálculos referentes aos processos eletrônicos, incluindo suas atualizações, devem ser realizados no PJe-Calc.

A versão cidadão permite que o cálculo realizado pela parte ou pelo perito se adeque à normatização vigente, após exportado pelo usuário e enviado ao e-mail institucional da unidade, que o anexará ao PJe, por meio da versão "on-line" do PJe-Calc.

Tal medida permitirá uma maior uniformização dos procedimentos, celeridade na liquidação das sentenças e maior segurança quanto aos valores obtidos e índices utilizados.