Erro 500 - O Conjunto de Chaves Não Existe

Caso ao tentar usar seu certificado digital para entrar no PJe (ou para fazer o teste de assinatura do assinador Shodö) ocorra a mensagem "Erro 500 - Ocorreu um erro inesperado: O conjunto de chaves não existe", como numa das telas a seguir, isso significa que o programa gerenciador de seu token não está conseguindo ler seu certificado digital armazenado no token.

A primeira coisa a se verificar neste caso é o programa gerenciador de seu certificado digital, fornecido pela entidade emissora de seu certificado digital (autoridade certificadora). Abra o Painel de Controle de seu Windows e vá na opção Programas e Recursos.

Para seu certificado digital ser lido pelo PJe, é importante que a versão deste programa esteja na versão correta. Por exemplo, no procedimento de renovação de seu certificado os emissores de seu novo certificado podem ter solicitado a atualização para uma versão mais recente, necessária para a renovação de seu certificado mas incompatível com o sistema PJe. Se isto tiver ocorrido o gerenciador de certificados instalado em seu Windows pode estar numa versão como a seguinte (observe o número da versão e seu tamanho em bytes):

Se o programa gerenciador estiver nesta versão, desintale-o pelo Painel de Controle do Windows, reiniciando seu computador em seguida (dica: anote o endereço destas instruções para voltar a elas após o reinício de seu computador).

Após o reinício de seu Windows, vá em https://trt15.jus.br/pje/config#certificado e faça o procedimento do item 3 para instalar o programa gerenciador compatível com o sistema PJe. Em seu Painel de Controle do Windows, o programa instalado deve estar na seguinte versão e tamanho:

Após a instalação do programa, reinicie novamente seu Windows para tudo voltar a funcionar normalmente, tanto o teste de assinatura do assinador Shodö quanto o acesso ao sistema PJe.