Pré-requisitos de Configurações

SISTEMA OPERACIONAL

O PJe é suportado pela equipe do TRT quando utilizado em sistemas operacionais Windows 7, Windows 10 ou Windows 11.

As instalações em sistemas Linux, inclusive MacOS (Apple), não possuem suporte, apesar de termos a intenção de manter disponíveis no site do TRT15 manuais de instalação e configuração para os que desejarem instalá-los por sua própria conta.

NAVEGADOR

O navegador recomendado para uso com o sistema PJe é o Mozilla Firefox, instalado na última versão disponível. O navegador Google Chrome tem sido igualmente utilizado sem problemas, também na última versão disponível. Ambos são suportados pela equipe técnica do sistema através das plataformas de atendimento.

Não use o "Navegador PJe", iniciativa descontinuada há mais de 2 anos. A última versão disponível desta iniciativa já se encontra muito defasada e apresenta problemas com diversas funcionalidades do sistema PJe. A própria página do Navegador PJe já decretou seu fim, conforme se verifica em http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/Navegador_Firefox_Portal_PJe. Recomenda-se a desinstalação do "Navegador PJe".

Já a utilização do "PJe Portable" deve ser feita conforme as instruções e orientações contidas no site do TRT4, mantenedor da solução. Para acessá-la, utilize a opção Configuração do Computador no endereço do link. A utilização do "PJe Portable" não possui suporte através do TRT15, mas tão somente aos navegadores recomendados acima, nas versões mais atuais disponíveis.

CERTIFICADO DIGITAL

Como o sistema PJe é acessado e utilizado através de certificação digital, é importante que seu certificado digital esteja bem instalado e configurado. Isso inclui a instalação da cadeia de certificação digital e dos drivers necessários ao funcionamento de seu certificado digital.

Para garantir o bom funcionamento de seu certificado digital, siga os 3 passos a seguir:

  1. Verifique que não existam certificados digitais expirados em seu token, seguindo o passo a passo disponível em https://trt15.jus.br/pje/certificado-renovado;
  2. Instale a cadeia completa de certificados digitais, o que garante ao sistema que seu certificado digital é válido e confiável, clicando no botão vermelho onde diz Usuário de Mozilla Firefox, lendo com cuidado e seguindo as instruções do endereço https://www.trt15.jus.br/programas/certificadodigital. Você pode ao final verificar que sua cadeia de certificados está completa, se desejar;
  3. Se o seu certificado digital for do tipo token, semelhante a um pen drive, instale o programa gerenciador de seu token e os drivers correspondentes clicando aqui e selecionando o token que corresponde ao seu. Se o seu certificado digital for armazenado num cartão, você precisará primeiro instalar os drivers do leitor de seu cartão, e depois ainda instalar os drivers correspondentes ao seu cartão. Para esta instalação, escolha o driver que tenha o chip com o desenho que corresponda ao do seu cartão.

A versão atual dos assinadores aceitos pelo sistema PJe não é compatível com certificados digitais hospedados em nuvem.

ASSINADOR

Na versão atual, o sistema PJe recomenda-se apenas a utilização do assinador Shodö, em sua versão mais atualizada. O assinador PJeOffice funciona apenas para acessar o sistema, não permitindo contudo que seja feita por ele a assinatura de petições, habilitações etc.

Para instalar e configurar o Shodö em sua versão mais atualizada, siga este link.

OBSERVAÇÃO FINAL

Caso após estas instalações e configurações ainda ocorra erro no acesso ou funcionamento do sistema, antes de contatar o suporte ao PJe, verifique se o erro já não está listado em nossa página de Dúvidas Frequentes.

Na tela de login do sistema PJe, no menu disponível no canto superior direito (as 3 barrinhas horizontais) existe a opção Pré-requisitos do sistema. Procuramos nesta página detalhar melhor os requisitos listados ali, mantendo-os tão atualizados quanto possível.